O peixe é tradicional na Semana Santa, mas os benefícios à saúde mostram que é importante ingerir o alimento o ano inteiro. Muitos tipos de peixes fornecem menos 20% de calorias do que a carne, o que contribui para a saúde do coração e dos vasos sanguíneos. Ironicamente, os mais indicados são os peixes gordos, pois contém ácidos graxos Ômega 3.
Uma porção de 150gr de peixe ensopado contém cerca de 130 Kcal e o frito apresenta média de 364 Kcal.
Os ácidos graxos Ômega 3, EPA e DHA são bons para o coração. O EPA evita coágulos de sangue, que podem levar a um infarto ou a um derrame. E o DHA evita os batimentos cardíacos irregulares (arritmias).
Segundo a Associação Americana do Coração, consumir peixes ricos em ômega 3, como o salmão, diminui em até 80% o risco de ataque cardíaco.
Quem consome peixe é mais inteligente. Segundo pesquisa publicada na Revista Sahlgrenska de Goteborg (Suécia), há relação entre comer peixe com freqüência e os índices elevados de QI (Quociente de Inteligência) em adolescentes.
O estudo mostra que os sinais nervosos do cérebro funcionam perfeitamente quando ser humano consume ácidos graxos Ômega-3, mais encontrados nos peixes. Esses componentes melhoram a atenção, a memória e neutralizam o stress.
Nenhum comentário:
Postar um comentário