quinta-feira, 5 de maio de 2011

SOPAS



Como até setembro, vamos ouvir falar muito em frente fria, massa de ar polar e queda de temperatura, que tal inserir as sopas no seu cardápio? Afinal de contas, quem resiste a um caldo quentinho para se aquecer nesse friozinho?

 

Uma refeição balanceada, um prato rápido de fazer e simplesmente a comida perfeita para as estações frias. A sopa reúne todas essas qualidades e, quando bem preparada, passa do simples caldinho a uma verdadeira iguaria. E ainda se forem preparadas com os ingredientes corretos, as sopas podem ser bastante nutritivas.

“Ela deve ter os três grupos alimentares, que são o energético, o protéico e o vegetal”, explica a nutricionista  Carolina Bones . Mas muito cuidado com as sopas industrializadas.

 Essas sopas têm como base amido de milho para dar consistência, o que pode deixá-las calóricas. Além disso, a quantidade de proteínas é insuficiente e de sódio é muito elevada. Então, só consumir essas sopas deixa a alimentação desequilibrada.
A nutricionista também mostra algumas formas de deixar a sua sopa leve e, melhor ainda, com baixo teor calórico. A primeira dica é não colocar muitos feculentos, mais conhecidos como raízes. Coloque muitas folhas, como acelga, couve, repolho. Balanceie com legumes, como chuchu, abobrinha e cenoura, e coloque pouco carboidrato, como batata. Também pode colocar macarrão integral para dar um gosto especial.

Carne é permitido, de preferência peito de frango e músculo, que é bastante fibroso e pouco gorduroso.
Até para quem não gosta, a sopa pode se tornar atraente. Dá para colocar umas ervas aromáticas, como salsão, e picar bem os legumes para melhorar a aparência da sopa”, recomenda.


Sopas e caldos são leves e não permanecem muito tempo no processo de digestão. Como matam a fome por pouco tempo, esses pratos, em geral, não substituem todas as refeições diárias. É possível incluir o prato na sua dieta de forma equilibrada substituindo somente o jantar. Até por uma questão de aconchego em épocas frias. A sopa aquece o corpo e é leve.

Um comentário:

  1. Adóooooro uma sopinha. Toda semana a delícia de legumes bem quentinha é inserida na minha dieta. Coloco carne vermelha (paleta ou peito), legumes, verduras e um punhado de massa (spagueti/penne) quebro em migalhas, antes de atirá-las ao caldo. Queria aprender a fazer o caldo verde.
    beijos

    Line

    ResponderExcluir