São alimentos naturais ou enriquecidos com aditivos alimentares como vitaminas, minerais dietéticos, culturas bacterianas, Ômega 3, antocianinas, carboidratos - fibras (como probiótico, prebióticos, etc.) que possam contribuir para a manutenção da saúde e redução do risco de doenças.
Alguns exemplos de compostos presentes nos alimentos funcionais e seus respectivos benefícios à saúde.
Betacaroteno Antioxidante que diminui o risco de câncer e de doenças cardiovasculares encontramos na Abóbora, cenoura, mamão, manga, damasco, espinafre, couve.
Licopeno Antioxidante relacionado à diminuição do risco de câncer de próstata encontramos noTomate
Fibras Redução do risco ao câncer de intestino e dos níveis de colesterol sangüíneo encontramos nas Frutas, legumes e verduras em geral e cereais integrais.
Flavonóides Antioxidantes que diminuem o risco de câncer e de doenças cardiovasculares encontramos no Suco natural de uva, vinho tinto.
Isoflavonas Redução dos níveis de colesterol sangüíneo e do risco de doenças cardiovasculares encontramos nos alimentos com Soja.
Ácido graxo ômega 3 Redução dos níveis de colesterol sangüíneo e do risco de doenças cardiovasculares encontramos nos Peixes, óleo de peixes,salmão,sardinha.
Pró-bióticos Ajudam no equilíbrio da flora intestinal e inibem o crescimento de microrganismos patogênicos encontramos nos Iogurtes, leite fermentado
Por fim, uma alimentação equilibrada e variada incluindo, diariamente, alimentos de todos os grupos na proporção correta já fornece alimentos com propriedades funcionais naturais, sendo desnecessária a aquisição de produtos funcionais industrializados normalmente com custo mais elevado para obter os nutrientes essenciais e os benefícios à saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário